Leitura e produção textual – 8º
ano
O que o aluno poderá aprender com
esta aula
Realizar
antecipações e interpretações durante uma leitura; discutir diferentes
interpretações; identificar o estilo de um autor; desenvolver habilidades
leitura, interpretação, reflexão e expressão escrita e oral; desenvolver
habilidades para revisão de textos; desenvolver a capacidade de argumentação;
desenvolver a atitude de colaboração.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados
pelo professor com o aluno
Faça um
levantamento sobre o que os alunos sabem a respeito sobre processadores de
texto e seus recursos, bem como sobre ferramentas de produção de texto na
Internet. Essas informações podem ser interessantes para a organização dos
agrupamentos e usos de ferramentas na etapa de produção textual.
Estratégias e recursos da aula
1ª.
Etapa:
Discutindo Felicidade Clandestina....
Pergunte aos seus alunos se já tiveram algum objeto de desejo, algo que queriam muito e que alguém conhecido o tivesse. Instigue-os a detalhar o que desejavam. Motive-os, assim, a ouvir o conto Felicidade Clandestina, informando-lhes que é uma obra de Clarice Lispector, baseada em memórias de infância sobre algo que ela também desejava muito...
Apresente, então, o 1º. Episódio do programa Categorias Literárias, exibido pela Biblioteca Virtual dos Estudantes de Língua Portuguesa, com o conto "Felicidade Clandestina", de Clarice Lispector
Estimule as interpretações. É importante que entendam que na discussão de um texto literário não existem respostas certas ou únicas. Para promover e ampliar o debate, estimule-os comentar sobre personagens, sobre os pensamentos e sentimentos do narrador: em que voz fala o narrador? O que caracteriza as personagens? Que recursos da língua o narrador usou para descrevê-las? É interessante conversar sobre como uma descrição pode causar impacto no leitor e como Clarice Lispector optou por descrever detalhadamente o pensamento da personagem, mais do que descrever os fatos no trecho inicial do conto. E mais: incentive-os a fazer antecipações e inferências: o que o título sugere que vai acontecer no conto? Quais palavras são desconhecidas no texto? É possível ter uma idéia do que significam lendo o parágrafo em que estão inseridas?
É interessante que os alunos recebam cópias do trecho ouvido, para que, com o texto em mãos, sejam provocados a trocarem as impressões.
A fonte original está em: Lispector, Clarice. Felicidade Clandestina. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. Você encontra também o conto disponível na Internet. Exemplo :
http://www.apetesp.com.br/cursos/obras/livros/classicos/clarisse%20lispector/Clarice%20Lispector%20-%20Felicidade%20clandestina.doc
Durante as discussões, estimule que todos os comentários sejam exemplificados com o trecho do texto a que se referem, perguntando-lhes: “qual trecho causou-lhe essa impressão?” Enfim, provoque seu s alunos a comentarem o conto colocando em jogo seus conhecimentos prévios, fazendo antecipações a respeito dos fatos que ainda virão na segunda parte do texto e buscando indícios para validar suas interpretações.
Desafie-os, então, a criar um desfecho para a história antes de ouvirem a segunda parte do conto.
2ª. Etapa:
Durante as discussões, estimule que todos os comentários sejam exemplificados com o trecho do texto a que se referem, perguntando-lhes: “qual trecho causou-lhe essa impressão?” Enfim, provoque seu s alunos a comentarem o conto colocando em jogo seus conhecimentos prévios, fazendo antecipações a respeito dos fatos que ainda virão na segunda parte do texto e buscando indícios para validar suas interpretações.
Desafie-os, então, a criar um desfecho para a história antes de ouvirem a segunda parte do conto.
2ª. Etapa:
Produzindo textos colaborativamente...
Os alunos devem ser organizados em trios ou quartetos para produção de um texto colaborativamente. Peça que façam uma síntese das principais idéias e, em consenso, definam qual será o final da história. Devem então fazer um planejamento do enredo, listando os principais tópicos que irão compor o texto e guiarão a escrita. Lembre-os que devem garantir a coerência do discurso. A produção do texto será iniciada no horário de aula usando os computadores da escola e poderá ter continuidade fora dela.
“Felicidade clandestina”
Nesta crônica a narradora em primeira pessoa conta sua
primeira experiência com um livro. Porém, este livro é de uma menina má que o
oferece emprestado para a narradora, mas sempre inventa uma desculpa para não
entregar o livro a ela. Até que a mãe da menina má descobre isso e entrega o
livro para a narradora, que passa a saborear o livro como se fosse um amante.
Esta crônica tem um cunho autobiográfico, como comprovou a própria irmã da
escritora dizendo que se lembra da “menina má”.
O ponto central desse texto é o conceito de
“felicidade”. Nele, a escritora parece se questionar “afinal, o que é
felicidade?”. A menina presente na crônica parece conhecer bem o dito popular
“felicidade é bom, mas dura pouco”, uma vez que ela se utiliza de todas as
formas para prolongar seu sentimento de felicidade. Uma vez que ela ganhou
permissão para ficar com o livro pelo tempo que desejasse, ela o deixa no
quarto e finge esquecer que o possui, só para se redescobrir possuidora dele.
Dessa forma, sua felicidade aparece como um sentimento “clandestino”, já que
nem ela mesma pode se conscientizar de sua própria felicidade para que esse
sentimento não acabe. Concluísse, portanto, que a felicidade deve ser
descoberta a todos os momentos e nas coisas mais simples.
Referência
Bibliográfica:
Portal do professor MEC