quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Sinais de Pontuação Sexto Ano



Ciep Brizolão 141 Vereador Said Tanus José.                     Data: ___/___/___ Turma: ______
Professora: Elane de Azevedo campos. Aluno (a): __________________________________
Sinais de Pontuação

 

Se formos observar um diálogo entre as pessoas, percebemos que elas utilizam de gestos, pausas para expressar suas ideias.

Mas será que quando lemos este diálogo, de que maneira os gestos e pausas são apresentados? Observe:

A menina perguntou o que sua mãe fazia. Ela respondeu:
- Estou fazendo brigadeiro para sua festa de aniversário.
-Nossa mamãe, que legal! Vou convidar todos os meus amigos para participarem!
Sua mãe falou:
- Ficarei muito contente com a presença deles!
Identificamos alguns sinais de pontuação para indicar a fala dos personagens, e cada um tem uma função diferente. Por isso estudaremos detalhadamente sobre todos:
Ponto final:
Serve para indicar o final de uma frase

Ex: Mariana adora ir ao cinema.

Ponto de interrogação:
Indica uma pergunta

Ex: Você não quer passear comigo?

Ponto de exclamação:
Indica alegria, espanto, irritação, medo, tristeza

Ex: Que delícia! Este bolo é maravilhoso!

Vírgula
Serve para indicar uma pequena pausa na leitura, separar elementos em uma frase e para separar o nome do lugar, na escrita de datas.

Ex: Goiânia, 22 de fevereiro de 2009.
Hoje vamos ao cinema, almoçar na casa de meus avós, ao parque de diversões, e ao teatro.

Ponto e vírgula
Indica uma pausa maior que a vírgula

Ex: Precisamos estudar bastante; essa semana teremos avaliações todos os dias.

Dois pontos:
São usados para:

* Fazer explicações sobre algo:

Gostaria de fazer algo diferente: viajar para a praia.

* Indicar uma relação:

No meu colégio há: quadra de esportes, piscina e salão de festas.


* Indicar a fala de um personagem em um diálogo:

Mamãe disse: - Filho, tome cuidado!

Reticências:
São usadas para indicar uma interrupção de pensamento

Eu gosto de você, mas...

Aspas
Indicam a fala de outra pessoa no texto, servem para destacar pontos importantes como nomes estrangeiros, gírias, e outros.

«Eu sou o maior»
«O Ponto Final, a Vírgula e o Ponto de Interrogação tentavam descobrir qual deles era o mais importante.

- Quem é que faz todas as perguntas? Quem é que põe todas as dúvidas? Alguém duvida que o mais importante sou eu? - disse o Ponto de Interrogação.
- Eu sou a resposta a todas as perguntas. O fim de todas as discussões. Eu sou o mais importante - disse o Ponto Final.
- E tu serves para quê? - perguntou o Ponto de Interrogação à Vírgula. E a Vírgula respondeu:
- Experimentem dizer: “Ana Teresa Maria José Rita Sofia eram da mesma família!”.
Sem mim, quantos irmãos tem a família?
- Seis - disse o Ponto Final.
- Serão mesmo seis? - perguntou o Ponto de Interrogação.
- Comigo, podem ser apenas três: “Ana Teresa, Maria José, Rita Sofia”. Mas também podem ser quatro: “Ana, Teresa, Maria José, Rita Sofia”. Sem mim, nunca saberão.
- Pronto - disse o Ponto Final.
- Digamos que valemos todos o mesmo. Sem pontos, vírgulas e pontos de interrogação, as palavras andavam todas perdidas pelo meio das histórias».

Exercícios
Sinais de pontuação
            Os sinais de pontuação servem para mostrar as marcas sonoras em um texto escrito. Sem esses sinais de pontuação não conseguiríamos entender um texto escrito.
A herança
            Um homem rico esta muito doente. Sentindo que sua hora estava chegando, pediu papel e caneta e escreveu:
“Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres”
            Mas antes de pontuar sua frase ele morreu. Para quem o falecido deixou sua fortuna? Eram quatro concorrentes.
            Nesse mesmo dia todos foram chamados para decidir o impasse.
  • O sobrinho pontuou da seguinte forma:
“Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.”
  • Já a irmã pontuou assim:
“Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres”
  • O padeiro fez a pontuação que julgou correta:
“Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.”
  • E um representante dos pobres, com mais estudo, fez sua versão:
“Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro”
            Como não entrou-se em acordo o caso foi parar no tribunal. O juiz decidiu que a herança deveria ficar com os pobres.
Tradição popular


Interpretação de texto

1)   Qual é o assunto principal do texto?:
a)    (    ) a herança
b)   (    ) a pontuação
c)    (    ) a família
                                                                                
2)   Quantos personagens estão disputando a herança?
a)    (    ) 6
b)   (    ) 4
c)    (    ) 10

3)   Esse texto é ?
d)   (    ) informativo
e)    (    ) descritivo
f)    (    ) narrativo

4)   Qual é o título do texto? Quem é o autor?
_______________________________________________________________

5)   Qual é a diferença que as diversas pontuações trouxeram ao texto?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

6)   Os sinais de pontuação são diferentes? Justifique.
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
7)   Diga como se chama e qual a função dos sinais abaixo.
a)    ? ________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)   ! _______________________________________________________________________________________________________________________________________
c)    ! ________________________________________________________________________________________________________________________________________

d)   . ________________________________________________________________________________________________________________________________________

e)    ... ________________________________________________________________________________________________________________________________________

f)     
________________________________________________________________________________________________________________________________________

g)    , ________________________________________________________________________________________________________________________________________


8)        Qual sua opinião sobre a atitude do juíz? Justifique.

_______________________________________________________________
9)   Se você fosse o juiz o que faria? Justifique.

____________________________________________________________

10)  Como você pontuaria esse texto se fosse.
Esse presente é para meu neto não para minha neta também não penso em dá-lo para Renata minha melhor amiga não é para meu filho jamais será dado para minha nora Elisa

a)    Se você fosse o neto
_____________________________________________________________________________________________________________________________________
b)   Se você fosse à neta
______________________________________________________________________________________________________________________________________
c)    Se você fosse Renata
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d)   Se você fosse o filho
__________________________________________________________________________________________________________________________________
e)    Se você fosse Elisa
________________________________________________________________________________________________________________________________




28 comentários:

Edna disse...

vc pode me dar a resposta da atividade, gostei e qero conferir se fiz corretamente.

Edna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá! Gostei muito da atividade e gostaria de ter o gabarito para corrigi-lo.

sanmar disse...

Oi! Adorei a atividade, faz o aluno pensar, refletir, que com certeza é o que todo professor quer.
Gostaria se possível de ter o gabarito. Obrigada pela ajuda.

EDU R!gA disse...

Teria como vc enviar as respostas, gostei das atividades e gostaria de conferir as respostas.

Att.

Cidineia Oliveira Ribeiro

cidineiar@yahoo.com.br

Unknown disse...

Por favor, mande o gabarito.
rosa.alba2@hotmail.com

Unknown disse...

Boa noite Elane
Adorei suas atividades, ao preparar esse tipo de atividade para a EJA encontrei essas preparadas por você, as quais gostei muito. Gostaria que você me enviasse o gabarito, pois quero conferir com as minhas respostas antes de aplicar para os meus alunos.
Desde já agradeço
Att
Georgina
e-mail: georgina.demoura@yahoo.com

Tyta disse...

Amei gostaria de ter as resposta so pra eu conferir se estão corretas

Unknown disse...

Mande o gabarito por favor

Unknown disse...

Ola, boa tarde sou professora,achei muito interessante sua atividades sobre pontuação e gostaria de aplicá-la aos meus alunos do EJA e 6ºAno. Seria possível voce me enviar o gabarito no meu email?
cintiapinheiro2010@hotmail.com

Céu Fialho disse...

Atividades excelentes !Por favor me enviar o gabarito por gentileza. aroanafialho02@gmail.com

Unknown disse...

Olá,boa noite gostei dessa atividade você pode enviar para o meu e-mail por gentileza.
erickrafael.soares@gmail.com

Unknown disse...

Amei as atividades me mande o gabarito.
paulavp2015gmail.com

Unknown disse...

Gostaria das respostas.

Unknown disse...

Muito bom!

Neiva Boaventura disse...

Atividades excelentes !Por favor me enviar o gabarito por gentileza.neivinhaboaventura@gmail.com

Unknown disse...

Gostaria de ver as respostas para ver se bate com as mulhas

Nelia disse...

Por favor, mande o gabarito.
neliamariacampo@bol.com.br

Unknown disse...

Parabéns professora!
Excelente atividade. Eu também adoraria trabalhar constantemente me meus alunos!
Se possível envie o gabarito para meu endereço eletrônico.
josimotrindade22olivei@Gmail.com

Irene Portugal. disse...

Por favor, gostaria que me enviasse o gabarito.

Unknown disse...

Chato e péssimo

Unknown disse...

Manda o gabarito por favor

carolina disse...

olá, adorei sua atividade poderia me enviar o gabarito. Carolpedagoga88@gmail.com

carolina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Professora, amei esta atividade. Poderia me enviar o gabarito.
joseaurisceliovasconcelos@gmail.com

fafa disse...

Bom dia professora, por gentileza você pode postar o gabarito dessa atividade sobre pontuação- texto: A herança
email fatima.guerra.silva@hotmail.com


Náira disse...

Adorei, gostaria do gabarito. nairachc@hotmail.com

Unknown disse...

Manda o gabarito