terça-feira, 13 de maio de 2014

simulado oitavo ano



C. E. João Guimarães.  Data:__/__/__ turma: _____ Simulado de Produção Textual. Valor:__ Nota: ___
Buraco da camada de ozônio se manteve estável nos últimos 10 anos
COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS
A camada de ozônio, o escudo que protege a vida na Terra dos níveis nocivos de radiação ultravioleta, manteve-se estável na última década, conforme estudo elaborado pela Organização Mundial da Meteorologia (OMM) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), divulgado nesta quinta-feira.
Meias antibióticas podem estimular emissões de gases-estufa
Buraco de ozônio retém frio na Antártida, mostra relatório
Por esta avaliação científica sobre a camada de ozônio feita neste ano --a primeira atualização em quatro anos sobre o assunto--, a aplicação do Protocolo de Montreal "impediu um esgotamento maior da camada de ozônio", e ao mesmo tempo "apresentou valiosos benefícios secundários ao mitigar a mudança climática".
O protocolo, que regula o uso do CFC (clorofluorcarboneto), foi aprovado em 1987 por cerca de 200 países.
Os analistas preveem que, exceto nas regiões polares, a camada de ozônio se recupere antes de meados deste século, alcançando os níveis registrados antes de 1980.
Na Antártida, porém, onde o buraco na camada de ozônio é grande, a recuperação será mais demorada e deve ocorrer somente no fim do século 21.
"Na última década, o ozônio em nível global e nas regiões do Ártico e da Antártida não estão mais diminuindo, mas também não estão aumentando", salienta o estudo.
(Fonte: Folha de São Paulo, 16/09/2010)

Responda às questões a seguir de acordo com seu aprendizado.

1. O texto "
Buraco da camada de ozônio se manteve estável nos últimos 10 anos” aborda um tema de natureza científica que certamente interessa a um grande número de pessoas.
1.1-  Qual é o tema do texto?
_________________________________________
Observação:
Um tema de investigação, por fim, é a questão que suscita o interesse e a atenção dos científicos e que os leva a realizar um trabalho de campo.
2. Textos como o que você leu são chamados de textos de divulgação científica. Indique, entre os itens que seguem, aquele que traduz melhor a finalidade desse tipo de texto.
a) Ensinar como se faz um relatório científico.
b) Convencer o interlocutor do ponto de vista defendido pelo autor.
c) Expor um conteúdo de natureza científica.
d) Relatar experiências pessoais.

3. A estrutura de um texto de divulgação científica não é rígida, pois depende do assunto e de outros fatores da situação de produção, como: quem produz o texto, para quem, com que finalidade, em que veículo, em que momento histórico, etc. Apesar disso, o autor geralmente apresenta no primeiro ou no segundo parágrafo a ideia principal (uma afirmação, um conceito), e desenvolve nos parágrafos seguintes, por meio de exemplos e comparações, resultados objetivos de experiência, dados estatísticos, relações de causa e efeito, etc. No texto “
Buraco da camada de ozônio se manteve estável nos últimos 10 anos”

3.1- Qual é a ideia principal que o autor desenvolve?
___________________________________________________________________________________________________________________________

4- . Quando produzimos um texto, podemos nos colocar nele de modo pessoal ou impessoal. No texto lido, predomina uma que tipo de linguagem?
 (  ) pessoal      (   ) impessoal


5- Marque a afirmativa correta em relação ao texto lido.

(A) A camada de ozônio na região do ártico e da Antártida estão aumentando e isso preocupa muito a OMM.
(B)  A camada de ozônio não está diminuindo, porém não estão aumentando.
(C)  A camada de ozônio estão diminuindo gradativamente.
O nível global da camada de ozônio estão totalmente controlado, evitando assim uma catástrofe mundial.

Um comentário:

Unknown disse...

É possível enviar gabarito dos exercícios? Grata