C. E. João Guimarães. Data:__/__/__ turma: _____ Simulado de
Produção Textual. Valor:__ Nota: ___
Buraco da camada de ozônio se manteve estável nos últimos 10 anos
COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS
A camada de ozônio, o escudo que protege a vida na Terra dos níveis
nocivos de radiação ultravioleta, manteve-se estável na última década, conforme
estudo elaborado pela Organização Mundial da Meteorologia (OMM) e o Programa
das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), divulgado nesta quinta-feira.
Meias antibióticas podem estimular emissões de gases-estufa
Buraco de ozônio retém frio na Antártida, mostra relatório
Buraco de ozônio retém frio na Antártida, mostra relatório
Por esta avaliação científica sobre a camada de ozônio feita neste ano
--a primeira atualização em quatro anos sobre o assunto--, a aplicação do
Protocolo de Montreal "impediu um esgotamento maior da camada de
ozônio", e ao mesmo tempo "apresentou valiosos benefícios secundários
ao mitigar a mudança climática".
O protocolo, que regula o uso do CFC (clorofluorcarboneto), foi aprovado
em 1987 por cerca de 200 países.
Os analistas preveem que, exceto nas regiões polares, a camada de ozônio
se recupere antes de meados deste século, alcançando os níveis registrados
antes de 1980.
Na Antártida, porém, onde o buraco na camada de ozônio é grande, a
recuperação será mais demorada e deve ocorrer somente no fim do século 21.
"Na última década, o ozônio em nível global e nas regiões do Ártico
e da Antártida não estão mais diminuindo, mas também não estão
aumentando", salienta o estudo.
(Fonte:
Folha de São Paulo, 16/09/2010)
Responda
às questões a seguir de acordo com seu aprendizado.
1. O texto " Buraco da camada de ozônio se manteve estável nos últimos 10 anos” aborda um tema de natureza científica que certamente interessa a um grande número de pessoas.
1.1- Qual é o tema do texto?
_________________________________________
Observação: Um tema de investigação, por fim, é a questão que suscita o interesse e a atenção dos científicos e que os leva a realizar um trabalho de campo.
2. Textos como o que você leu são chamados de textos de divulgação científica. Indique, entre os itens que seguem, aquele que traduz melhor a finalidade desse tipo de texto.
a) Ensinar como se faz um relatório científico.
b) Convencer o interlocutor do ponto de vista defendido pelo autor.
c) Expor um conteúdo de natureza científica.
d) Relatar experiências pessoais.
Observação: Um tema de investigação, por fim, é a questão que suscita o interesse e a atenção dos científicos e que os leva a realizar um trabalho de campo.
2. Textos como o que você leu são chamados de textos de divulgação científica. Indique, entre os itens que seguem, aquele que traduz melhor a finalidade desse tipo de texto.
a) Ensinar como se faz um relatório científico.
b) Convencer o interlocutor do ponto de vista defendido pelo autor.
c) Expor um conteúdo de natureza científica.
d) Relatar experiências pessoais.
3. A estrutura de um texto de divulgação científica não é rígida, pois depende do assunto e de outros fatores da situação de produção, como: quem produz o texto, para quem, com que finalidade, em que veículo, em que momento histórico, etc. Apesar disso, o autor geralmente apresenta no primeiro ou no segundo parágrafo a ideia principal (uma afirmação, um conceito), e desenvolve nos parágrafos seguintes, por meio de exemplos e comparações, resultados objetivos de experiência, dados estatísticos, relações de causa e efeito, etc. No texto “Buraco da camada de ozônio se manteve estável nos últimos 10 anos”
3.1- Qual é a ideia principal que o autor desenvolve?
___________________________________________________________________________________________________________________________
4- . Quando
produzimos um texto, podemos nos colocar nele de modo pessoal ou impessoal. No
texto lido, predomina uma que tipo de linguagem?
( )
pessoal ( ) impessoal
5- Marque a afirmativa correta em relação ao texto lido.
5- Marque a afirmativa correta em relação ao texto lido.
(A)
A
camada de ozônio na região do ártico e da Antártida estão aumentando e isso
preocupa muito a OMM.
(B)
A
camada de ozônio não está diminuindo, porém não estão aumentando.
(C)
A
camada de ozônio estão diminuindo gradativamente.
O nível global da
camada de ozônio estão totalmente controlado, evitando assim uma catástrofe
mundial.
Um comentário:
É possível enviar gabarito dos exercícios? Grata
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