sábado, 3 de agosto de 2013

Curriculo Mínimo para segundo ano do ensino médio

2º ano do Ensino Médio
LEITURA
- Estabelecer relações entre a estética parnasiana e os conceitos da Belle Époquee da Art Nouveau.
- Reconhecer o ideal estético da artepela arte em contraposição à análise objetiva da realidade.
- Reconhecer na estética simbolista traços da tendência pessimista do “fim do século”.
- Reconhecer situações de ambiguidade e ironia que decorram do ponto de vista do autor ou eu-lírico.
- Reconhecer a estrutura do soneto e os recursos prosódicos para diferenciá-lo das formas poéticas não fixas.
- Identificar os recursos expressivos do gênero textual canção, reconhecendo sua relação com a poesia e a música.

USO DA LÍNGUA
- Analisar textos simbolistas, identificando recursos ligados à musicalidade.
- Identificar os efeitos de sentido produzidos pelo emprego de figuras de sintaxe como elipse, anáfora, hipérbato.
- Reconhecer o emprego de figuras de linguagem na construção de imagens sugestivas.
- Identificar o valor expressivo das interjeições e demais sinais de pontuação.
- Identificar os termos acessórios da oração.

PRODUÇÃO TEXTUAL
- Produzir paráfrases a partir dos poemas estudados.
- Musicar poemas parnasianos.
- Estabelecer comparações entre poemas simbolistas do século XIX e letras de canções contemporâneas.

Nenhum comentário: