sexta-feira, 19 de julho de 2013

Reportagem


Assaltante morre após ser baleado em Nova Iguaçu

Rio -  Uma tentativa de assalto na manhã desta terça-feira à residência em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, terminou com um bandido morto e a vítima ferida. O crime aconteceu às 6h30 na Rua Ramos de Castros, em Austin.
Ao perceber dois criminosos entrando em casa, Elton Cristo da Silva se atracou com um deles. No momento da briga, o outro bandido atirou na direção dos dois e fugiu levando a arma do comparsa. Reginaldo Ferreira Guirlinzoni, 20 anos,  morreu, e Elton foi baleado.
Ele está no Hospital Nossa Senhora de Fátima onde foi operado e não corre risco de morrer.  Policiais da 58ª DP (Posse) apuram se os tiros que acertaram Elton e Reginaldo foram disparados pelo outro criminoso ou se a arma de Reginaldo disparou durante a briga.

Como atividade de produção textual o professor pode explorar o título da reportagem e pedir que os alunos escrevam sobre ele, com várias suposições, antes que eles conheçam o verdadeiro assunto tratado na reportagem em questão. Como atividade de leitura poderá explorar: Onde ocorreu o assalto? Motivo do assalto? Quem o baleou? Foi à polícia ou o dono do lugar onde ele assaltou? Ou outras possibilidades, criando uma ambiguidade diante das interrogações. Alem de também explorar o uso da língua procurando sondar dos alunos, o tipo de linguagem usada no texto (apelativa, impessoal, subjetiva, etc.). É um texto não literário, pois apresenta objetividade, dando ênfase à informação.

Elane de Azevedo Campos



Nenhum comentário: