terça-feira, 16 de julho de 2013

Exercícios de acordo com o curriculo mínimo



 


Exercícios para segundo ano Ensino Médio
Texto Gerador I



AS POMBAS
Raimundo Correia



Vai-se a primeira pomba despertada...
Vai-se outra... mais outra... enfim dezenas
De pomba vão-se dos pombais, apenas
Raia sanguínea e fresca a madrugada...

E à tarde, quando a rígida nortada
Sopra, aos pombais de novo elas, serenas,
Ruflando as asas, sacudindo as penas,
 Voltam todas em bando e em revoada...

Também dos corações onde abotoam,
Os sonhos, um por um céleres voam,
Como voam as pombas dos pombais;

No azul da adolescência as asas soltam
Fogem... Mas aos pombais as pombas voltam,
E eles aos corações não voltam mais...



Vocabulário:
Céleres – Velozes.
Nortada – Vento frio e/ou áspero que sopra do norte.
Revoada – Bando de aves que revoam.
Ruflar – Agitar as asas para voar.

ATIVIDADE DE LEITURA



QUESTÃO 1
No texto, a revoada das aves é apresentada como uma cena do amanhecer. Na terceira estrofe, porém, o conteúdo do poema ganha densidade com a analogia entre pombas e sonhos: as primeiras partem, mas retornam sempre ao cair da tarde, enquanto os sonhos, que deixam os corações, perdem-se pelo vasto mundo.



A última estrofe do poema expressa

a) um sentimento de euforia.
b) uma visão esperançosa da vida.
c) um sentimento de expectativa.
d) uma visão pessimista da condição humana.

Habilidade Trabalhada:
- Reconhecer na estética simbolista traços da tendência pessimista do “fim do século”.

Resposta comentada:

O professor deverá fazer com que os alunos percebam que o poema critica a espécie humana, apontando a vida, como sinônimo da perda de ilusões.  



Na mesma ótica, espera-se que o aluno perceba que o ''pombal'' são as pessoas na adolescência, e as pombas são os sonhos destes jovens. Permitindo concluir que o fim do poema é pessimista, já que aparece a angústia do autor perante a passagem rápida do tempo, tendo em vista os tempos bons da adolescência.  De modo que eles percebam que a resposta correta é a letra D.

ATIVIDADE DE USO DA LÍNGUA

QUESTÃO 2

Observe os versos finais do soneto “A cavalgada”.
A lua banha a solitária estrada...
Silêncio!... Mas além, confuso e brando,
O som longínquo vem-se aproximando
Do galopar de estranha cavalgada.
(Raimundo Correia)

 Assim como “As pombas” é um soneto terminado com “chave de ouro”, isto é, um verso final bem escrito, que procura condensar uma ideia e arrematar o poema com um belo efeito. A figura de linguagem que contribuiu para a construção do efeito “chave de ouro” nos referidos poemas foi:



(a)     (a) antítese
(b)     (b) elipse
(c)     (c) anáfora
(d) hipérbato
 
 




Habilidade trabalhada:
Identificar os efeitos de sentido produzidos pelo emprego de figuras de sintaxe como elipse, anáfora, hipérbato.
Resposta comentada:
È necessário que o professor ao trabalhar figuras de linguagem que possa causar confusão a compreensão do aluno, possa citar vários outros exemplos, para que a aprendizagem seja significativa. Sabemos que o hipérbato, a anástrofe e a sínquise são figuras de sintaxe que têm por característica a inversão dos termos da oração ou dos períodos. Alguns gramáticos afirmam que ocorre anástrofe quando a inversão ocorre geralmente entre o sujeito e predicado. No hipérbato, afirmam ser essa alteração mais forte, como nos exemplos de Raimundo Correia. Na sínquise, essa mudança será tão acentuada que prejudicará a compreensão em uma primeira leitura. Nos versos:
“O som longínquo vem-se aproximando
  Do galopar de estranha cavalgada.” (Raimundo Correia). Cabe ao professor mostrar a ordem direta para que o aluno posa compreender melhor a reconstrução. Ordem direta: O som longínquo do galopar de estranha cavalgada vem-se aproximando.
Assim como;
Mas aos pombais as pombas voltam,
“Mas as pombas voltam aos pombais ...”

E eles aos corações não voltam mais...
“E eles não voltam mais aos corações...”

Dessa forma o aluno estará apto a perceber que a resposta correta é a letra D.

Observação: Teve um ligeiro equívoco na hora da explicação das respostas.  A resposta correta é a letra D. E, não a letra B, como indicada no comentário do tutor, no Roteiro de Atividades-versão professor.




ATIVIDADES DE PRODUÇÃO TEXTUAL


VIA LÁCTEA


Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso! E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto,
E abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda a noite enquanto
A via láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E ao vir do Sol, saudoso e em pranto
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora: "Tresloucado-amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Têm o que dizem, quando estão contigo?"

E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas."





OUVIR
ADOLESCENTES
Ora (dirás) ouvir adolescentes! Certo
Perdeste o senso! E eu te direi, no entanto,
Que para ouvi-los há que Chegar bem perto
E nunca assumir aquele ar de espanto...

Não é preciso “na deles” entrar, no entanto,
Basta a mente e o coração ter aberto
Para escutar seu mui aflito canto
Na dura busca de um futuro incerto.


Dirás agora: Tresloucado amigo!
Que conversas com eles? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?

E eu te direi: se é inveja o que sentes
Por vê-los gozar o que hajas perdido,
Não és capaz de ouvir adolescentes...
Luiz Carlos Osório



Após trabalhar o poema de Olavo Bilac Via Láctea- Soneto XIII e  o poema ouvir adolescentes de Luiz Carlos Osório. Os alunos deverão produzir uma poesia: "Ora direis ouvir..." A criatividade será por conta deles.

  


Resposta Comentada:



Ao iniciar a atividade de produção textual o professor deverá retomar a explicação sobre paródia e paráfrase para que o aluno possa compreender que a paráfrase origina-se do grego “para-phrasis” (repetição de uma sentença). Assim, parafrasear um texto, significa recriá-lo com outras palavras, porém sua essência, seu conteúdo permanecem inalterados.


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